terça-feira, 6 de abril de 2010

A mulher



Esse texto da Oprah só me faz pensar sobre a situação da mulher na sociedade. Penso muito sobre o machismo abordado nas aulas sobre o estudo bíblico por um incrível professor.
O texto da Oprah não disse absolutamente nada novo. Nada que não sabemos. Mas parece que por sermos mulheres, teoricamente mais sensíveis, bondosas, não enxergamos isso. Demorei muito tempo para poder ver e corri muito atrás de saber as coisas, mas ainda me surpreendo.Mas porque eu realmente preciso de afirmações externas para justificar o que realmente sei? Porque eu continuo dando chances à pessoas que são incapazes de ser melhor? Não digo somente na questão de querer controlar o outro, mas na questão de fechar os olhos permitindo que façam comigo qualquer coisa. Acredito que exista na sociedade uma necessidade feminina de provar-se valiosa, uma necessidade externa que advém do machismo que impera em todos os locais. Mulheres ainda ganham menos que os homens, ainda sofrem preconceitos, assédios. Eu não posso esperar que os homens mudem, mas porque eu preciso insultar a minha inteligência esperando que o homem melhore, mesmo sabendo que isso não vai acontecer? Pq eu preciso me sujeitar à isso? Pq constantemente duvido das minhas capacidades?
Acho que tem uma pitada do machismo aí, pq soa para mim que preciso de uma prova real masculina para realmente acreditar que eu estou certa, ironicamente: de uma prova do outro pra afirmar ou negar a MINHA felicidade, MINHA certeza pior é que UMA prova não basta, preciso de infinitas provas para ACREDITAR EM MIM. Para que isso? Porque não seguir logo com a inteligência e a intuição como armas? Para que continuar numa situação que não serve mais? Para me magoar mais e mais com pessoas que sempre soube que não valiam nada e de nada iriam me trazer?
Aí volto ao tempo da carochinha em que a mulher precisava sofrer, precisava da autorização do homem para qualquer coisa. Precisava de aprovação para falar, se expor e etc.
Nossa!O tempo passou mas a mentalidade permanece a mesma. Porque tem gente que prefere sofrer junto do que ser feliz separado? Porque sempre nos humilhamos em prol do pior se no fundo sabemos que merecemos o melhor? Porque negamos o que nosso coração diz? Porque ignoramos nossa inteligência? Porque acreditamos em pessoas que só sabem provar que não merecem crédito? Não vou externar o que acontece internamente... Mas já passei muito tempo pensando no que eu tinha de errado, no que eu poderia fazer... já passei muito tempo questionando o outro quando na verdade o machismo da sociedade vinha na minha falta de credibilidade em mim mesma. O machismo social não vem do homem. Vem da mulher, porque ela se permite ser pior que o homem e age como se fosse. A partir do momento que percebermos que somos apenas diferentes dos homens e valorizarmos nossas qualidades e ficarmos atentas à nossa velha mania de pensar machista, uma consciência mais igualitária pode surgir. Novamente não coloque no outro o que você quer que mude. Comece por você, faça você, mude você.
Terminarei com a frase do dia que enviei por e-mail: It's not differences that divide us. It's our judgments about each other that do: Margaret Wheatley
Não são nossas diferenças que nos dividem. São nossos julgamentos sobre nós mesmos que o fazem.

Nenhum comentário: