quinta-feira, 18 de março de 2010

Chances


Ontem eu estava pensando sobre qual o número ideal de chances que devemos dar às pessoas que nos magoam. Eu já fui do tipo que relevava muito, já dei inúmeras chances para as pessoas, até para pessoas que nunca pediram desculpas pelo que fizeram. E sempre que eu fico chateada com alguém eu penso em chances. Até que ponto devo ir? Qual meu limite? E novamente pensei nisso ontem. Acho que por ser uma pessoa muito amorosa eu perdoo facilmente aos outros, eu perdoo com o coração, e eu por gostar muito das pessoas sempre fiquei nesse impasse de perdoar quantas vezes. Quantas vezes as pessoas precisam ter para tomarem consciência e mudarem? Mas, hoje uma enorme ficha caiu. Na verdade as pessoas não precisam de outras chances, a primeira já deve ser contada como ela estando completamente consciente do que faz. Não estou dizendo que não devemos perdoar, mas em realmente pensar se queremos ter na vida alguém que não é sensível aos nossos sentimentos, ou pior que não tem consciência do estrago que faz/fez. Dando muitas chances percebemos que na verdade estamos criando expectativas de que a pessoa irá algum dia acordar e perceber que temos valia, que merecemos o melhor delas... Isso é controle, queremos ter o controle, mudar as pessoas. Isso não é bom e nunca dá certo. Pq eu preciso o tempo todo provar para os outros que eu valho muita coisa? Pq não me foco em pessoas que conseguem ver facilmente que eu tenho meu valor e ele é precioso? Talvez pq algo em mim me auto sabota e estar perto de pessoas que não sabem, ou não dão meu devido valor apoiem minha auto sabotagem. Mas esse não é o ponto chave desse texto.
Bom, percebendo agora, as pessoas não pedem desculpa e eu sempre as dava mil chances. Talvez um pedido de desculpas mostre que a pessoa errou, mas ainda não é meu foco desse texto.
Então eu conclui que as pessoas merecem somente uma chance. Nada além disso vale a pena. Principalmente se a pessoa não se redime e pede desculpas. Não importa se eu gosto da pessoa, se eu a amo, se ela possui qualidades incríveis. O que importa é o que ela faz com essas qualidades.
O que fazer com as chances remanescentes? Darei à mim mesma. Pq sempre vai haver alguém disposto à me amar, à querer ser verdadeiramente meu amigo, à querer me tratar com respeito, valor, carinho e amorosidade. E a partir do momento que eu me prendo à coisas que são ilusórias eu não percebo o que está bem diante do meu nariz. E se não for a pessoa que eu pensei: parto pra outra, pq a vida é um ciclo e a única pessoa que vale a pena sou eu. E quem procura sempre acha, não vou desistir de mim, não vou colocar minhas esperanças no outro, não vou criar expectativas externas sabendo que dentro de mim eu posso ser sempre melhor.

Namastê

Um comentário:

Monikinha e Jordan disse...

Que texto perfeitooo
Basicamente tudo o que eu queria ter escrito hoje.
Me vi dentro dele, me vi fazendo todas essas reflexões.
Adoreiiiiiiiiii