domingo, 15 de agosto de 2010

O sentimento ao qual você resiste, persiste por Andre Lima - andrelimareiki@gmail.com

Quando estamos aplicando a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo), existe uma frase inicial que usamos no início de rodada chamada de Frase de Preparação, que tem o objetivo de fazer você reconhecer que tem um determinado problema (sintoma físico ou sentimento negativo - raiva, mágoa, medo, tristeza e etc...) mas que, mesmo assim, você se ama e se aceita.

Quem já leu o manual, já está familiarizado com a Frase de Preparação: "Mesmo que eu sinta raiva de fulano eu me aceito profunda e completamente" ou "Mesmo que eu sinta medo de tal coisa, eu me aceito profunda e completamente"; "Mesmo que eu sinta dor de cabeça eu me aceito profunda e completamente".

Podemos fazer EFT mesmo sem utilizar esta frase inicial, e ainda assim ter ótimos resultados. Mas a Frase de Preparação tem também um ótimo efeito terapêutico. Muitas vezes, só de repeti-la, sem sequer bater nos pontinhos da EFT (que são essenciais no processo da técnica), é possível observar mudança no sentimento. E por que isto acontece?

Existe um princípio que diz que, quanto mais você briga, luta, resiste, mais difícil, mais o resultado que você quer se distancia, afasta-se. E se for algo negativo que você quer se livrar, quanto mais resistência você tiver, mais a coisa crescer. Então, se é algum sentimento negativo que você deseja se libertar, o fato de brigar com ele, não aceitá-lo, não aceitar a si próprio com aquele sentimento que você não gosta, faz o mesmo crescer e resistir.

Todo mundo já ouviu a frase "quando você não pode com o inimigo, junte-se a ele". Se você analisar mais profundamente, quando você se junta não é pra se tornar igual ao inimigo, mas pra que ele cesse os ataques contra você. Isso funciona muito bem para evitar brigas e discussões.

Se o seu chefe, marido, amigo, ou qualquer pessoa acusar você de forma injusta e você começar a se defender e acusar de volta, a briga cresce. Cada um sai revoltado com o outro, achando que tem razão e que o outro tem que reconhecer que está errado.

Mas se você usa outra estratégia, e de forma consciente e deliberada aceitar a acusação como se fosse verdadeira (fingindo que concorda com a pessoa e soando totalmente sincero e honesto na concordância, não pode soar como sarcasmo , nem deboche) e diz que a outra pessoa tem razão e que você concorda inteiramente com ela, dizendo coisas do tipo "você tem toda razão, eu fiz tal coisa e nem me dei conta, a culpa é minha, o que posso fazer pra compensar, você aceita minhas desculpas... e blá, blá, blá"; você verá o outro lado automaticamente amenizar o ataque, até cessar completamente.

O mais engraçado é que é possível até que o outro lado que antes lhe atacava, passe a fazer comentários em sua defesa do tipo "também não foi tanto assim... vamos deixar isso pra lá...". Esse princípio aplicado a relacionamentos merece uma explicação mais aprofundada, quem sabem em outro artigo.

Nas artes marciais, muitas vezes se usa esse princípio. No Jiu-Jistu eu sempre ouvi dizer que lutadores fisicamente mais fracos muitas vezes se dão muito bem por conseguirem aproveitar a força do oponente, ao invés de ir contra (ir contra seria suicídio). Ao levar um golpe, o atacado, usando técnicas apropriadas, aproveita toda força do adversário e consegue um contra-golpe, uma imobilização, uma torção... bem, também não entendo muito de artes marciais para usar os termos mais corretos.

Quando aprendemos a usar princípios da lei da atração, entendemos que não adianta pensar "eu não quero tal coisa". Você deve é saber o que você quer, e pensar no que você quer. O fato de dizer "eu não quero tal coisa" é uma resistência, seu pensamento está focado no que você não quer. E isso faz atrair exatamente o que você não deseja. O princípio então é: foque o pensamento no que você quer. Se surgir pensamentos do que você não quer, não brigue, aceite, deixe passar, e mude o foco pensamento de novo para o que você deseja.

Este mesmo princípio se aplica ao sentimentos negativos que você deseja se libertar. Quando mais você tiver raiva do sentimento, quanto mais você quiser se livrar, quanto mais desesperado você estiver para eliminá-lo, a tendência é que ele permaneça e se fortaleça. Quando você começa a aceitá-lo, profunda e completamente, ele começa a se enfraquecer e perder a força sobre você.

Algumas vezes, eu faço rodadas inteiras de EFT batendo nos pontos e repetindo a Frase de Preparação em todos eles (ao invés de falar somente no ponto do karatê). E sigo a rodada fazendo também variações da Frase de Preparação "mesmo que eu sinta raiva, eu me aceito profunda e completamente"; "mesmo que eu não consiga aceitar a raiva eu me aceito profunda e completamente"; "mesmo que eu não consiga dissolver a raiva, eu me aceito..."; "mesmo que eu me sinta preso à raiva, eu me aceito..."... Vou mudando os pontos e falando somente frases de aceitação. Seja qual o pensamento ou sentimento negativo que vier a surgir, eu reconheço o sentimento e digo que me aceito profunda e completamente.

Também ajuda muito dizer que você aceita profunda e completamente o sentimento negativo em si. Ex: "Eu aceito a raiva profunda e completamente". É mais uma frase de aceitação que pode ser usada ao longo das rodadas. Algumas pessoas não querem falar isso, pois acham que estão dando força ao sentimento negativo, mas, conforme os princípios já explicados acima, o que ocorre é justamente o contrário.
Sempre que sentir algo negativo, experimente usar estas frases, esteja ou não aplicando os toque da EFT. Se puder usar em conjunto com os toques, certamente os resultados muito mais rápidos e consistentes.

André Lima - EFT Practitioner, Terapeuta Holistico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método.

Nenhum comentário: